top of page
  • Instagram

Nosso Programa

GESTÃO RADICALMENTE DEMOCRÁTICA, MOBILIZADORA E PARTICIPATIVA

​

CONGRESSO UNIVERSITÁRIO: A ser realizado durante o primeiro ano da gestão para apresentação de demandas, discussão e definição de prioridades, avaliação sobre a necessidade de novo Estatuto e Regimento Geral ou de uma reforma dos pontos críticos ou superados e preparação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

​

REVISÃO DA MATRIZ ORÇAMENTÁRIA: Para atender ao princípio da transparência, pretendemos revisar a matriz orçamentária, discutir e redefinir critérios visando equidade e justiça na distribuição dos recursos com respeito à autonomia das Unidades para definição da prioridade dos investimentos.

​

UFRGS NAS UNIDADES E SETORES: Diagnóstico permanente dos gargalos e problemas nos diferentes setores, com apoio da administração central para os planejamentos estratégicos.

​

UFRGS NA PALMA DA MÃO: Mecanismo para o atendimento efetivo de demandas, de processos, tudo ao seu alcance, eliminando atendimentos demorados, burocracias e deslocamentos desnecessários. O cartão da UFRGS deve ser digital.

​

OUVIDORIA: Fortalecimento da Ouvidoria, a partir do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos, buscando apoio de infraestrutura física e digital.

​

AMBIENTE ACOLHEDOR ANTIRRACISTA NAS SUAS INTERSEÇÕES

​

PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: Será responsável por projetos que visem eliminar desigualdades historicamente acumuladas; garantir a igualdade de oportunidades e tratamento e compensar perdas provocadas pela marginalização decorrente de motivos sociais, raciais, étnicos, de gênero e outros. Todas as demais pró-reitorias, coordenadorias, diretorias e unidades acadêmicas estarão em diálogo permanente com as proposições da nova pró-reitoria, assim como deverão propor ações transversais na defesa desse ambiente acolhedor e que revertam o sofrimento das pessoas atingidas. 

​

EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA NOSSA GESTÃO

GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMPARTILHADA ENTRE DOCENTES E TÉCNICOS

INGRESSO FÁCIL: Simplificação da documentação de ingresso com a eliminação das matrículas precárias.

​

CASA DO ESTUDANTE CAMPUS DO VALE, CASA DO CAMPUS LITORAL NORTE e CASA DO ESTUDANTE INDÍGENA: Recuperação predial das casas de estudante já existentes e busca de recursos para novas moradias e para auxílio-moradia.

​

ACOMPANHA UFRGS: Implementação de programa de acompanhamento dos estudantes, a partir de dados já existentes, para evitar evasão.

​

RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA UFRGS: Realização de reformas visando garantir o conforto e a segurança dos prédios da Universidade e a criação de novos espaços, como a Biblioteca do Campus do Vale.

​

MAIS INTEGRAÇÃO: Promoção e revitalização de espaços de convivência entre estudantes e comunidade nos campi da UFRGS, o que inclui, por exemplo, a administração compartilhada com os e as estudantes do Centro de Vivência do Campus do Vale e a recuperação da sede campestre da UFRGS.

​

UFRGS MÃES E PAIS: Programa de orientação e auxílio a estudantes, aos técnicos administrativos em educação e aos/às docentes mães e pais.

​

MAIS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Abertura dos RUs aos finais de semana por demanda e garantia de mobilidade intercampi, incluindo demanda junto ao executivo municipal pelo fim das restrições aplicadas ao TRI escolar e por mais horários e qualidade para o transporte público que serve os campi, com especial atenção ao período noturno.

​

COORDENADORIA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: Ligada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e tendo por base o trabalho já desenvolvido pelo INCLUIR com o objetivo de planejar e implementar política de desenvolvimento acadêmico e profissional voltada a estudantes, servidores e servidoras com deficiência e/ou mobilidade reduzida a fim de garantir efetiva participação e pertencimento à Universidade com igualdade de condições.

​

SAÚDE FÍSICA E MENTAL: Apoiar os serviços já existentes da DPS-DAS e ampliar redes de escuta, cuidados e orientação relacionados com sofrimentos emocionais, acolhimento e atendimento para estudantes e servidores e servidoras; recuperação dos ambulatórios e farmácias nos campi.

​

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NA PESQUISA, NA EXTENSÃO E NA GESTÃO: Política de valorização e reconhecimento dos saberes e competências para melhoria e aperfeiçoamento de processos, por iniciativa de técnico-administrativos em educação; discussão aberta e democrática sobre lugares de trabalho dos servidores e seus deslocamentos, fluxos e jornada de trabalho, bem como sobre as formas de registro da mesma; retomar processos de flexibilização da jornada e discussão sobre jornada de 30 horas.

​

SALÃO UFRGS: Retorno do formato presencial, sem restrição para apresentação dos trabalhos.

COMBATE AO ASSÉDIO: Criação e aperfeiçoamento de mecanismos jurídicos e pedagógicos de combate ao assédio de todos os tipos, garantindo a segurança e o acolhimento das vítimas.

​

ORGULHO DE SER UFRGS: Valorização de discentes, técnicos-administrativos em educação, trabalhadores terceirizados e docentes, com promoção da melhoria da infraestrutura de trabalho para todas e todos, criação de espaços de convivência e lazer e melhoria dos espaços de estudo e pesquisa.

​

COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE

​

COMUNIDADE ARTICULADA: Criação de um Mapa da Extensão com geolocalização de cada ação. Toda nova ação deverá contar com o apoio logístico das ações já estabelecidas, criando um fluxo mais eficiente; busca ativa por demandas de ações, projetos e programas de extensão e pesquisa a partir do diálogo e a sociedade organizada, com movimentos sociais representativos, Ongs e coletivos.

UFRGS NAS POLÍTICAS DE GOVERNO: Sistematização da presença da UFRGS nas instâncias técnicas e políticas dos governos municipais, da Grande Porto Alegre, no governo do Estado e no governo federal; ampliação das ações da UFRGS no campo das políticas públicas, com a criação de um banco de possibilidades de interação entre a Universidade e o poder público, em todas as suas esferas; criação de uma coordenadoria de emergência climática e ambiental para articular ações voltadas ao tema.

​

UFRGS NOS FÓRUNS DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Recuperar o protagonismo junto à ANDIFES e aos fóruns de pró-reitorias e superintendências das Universidades.

​

UFRGS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS: Articulação das atividades de pesquisa e inovação exercidas pelo Parque Tecnológico e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico com objetivo de promover a interação entre a UFRGS e empresas, administração pública, ONGs, associações; criação de um Banco de Oportunidades de Interação com a Sociedade; fortalecimento institucional do Programa MAI/DAI de Pós-Graduação, das Unidades EMBRAPII, do Parque Tecnológico, da Incubadora Multissetorial Zenit e da SEDETEC.

​

CULTURA E ARTE EM TODA A PARTE: Criação de um mapa virtual com todas as atividades ligadas à cultura que ocorram nos diferentes espaços da UFRGS, valorização e fomento das atividades do Instituto de Artes (para o qual faremos todo esforço para que possua uma nova sede), do Museu da UFRGS, Cinema, Centro Cultural; recuperação da infraestrutura das bibliotecas da Universidade, com incentivo ao seu protagonismo em atividades de incentivo à leitura; envolvimento desses espaços nas atividades de recuperação do orgulho de ser UFRGS.

 

SEGURANÇA NOS CAMPI E ENTORNO: Construção de um plano de segurança elaborado por uma comissão formada pela UFRGS e o poder público.

​

COORDENADORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Criação, junto à PROGRAD, de uma coordenadoria, ocupada por servidor/a do Colégio de Aplicação - CAp da UFRGS, para propor políticas voltadas à educação básica, articular as políticas dos vários setores que lidam com a educação básica na UFRGS, valorizar e reconhecer o CAp, seus alunos/as e servidores/as como espaço efetivo da Universidade, produtor de saberes, em articulação com as licenciaturas e mestrados profissionais em ensino, PIBID, Residência Pedagógica e atividades de formação continuada de professores e professoras.

​

COMUNICAÇÃO INTERNA E COM A SOCIEDADE: Melhoria dos canais de comunicação da UFRGS internamente e com a sociedade, de forma a demonstrar a imensa contribuição dos saberes produzidos na Universidade para a construção de uma sociedade mais justa, eficiente e humana, o que inclui a valorização da SECOM e a criação de setoriais de comunicação por campi.

​

VALORIZAÇÃO DE PESSOAS E SABERES

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS: Retomada da PROGESP como passo inicial para valorizar a gestão de pessoas na UFRGS.

​

MUDANÇAS NAS FORMAS DE INGRESSO: Preenchimento de vagas ociosas e/ou adicionais a partir de outros mecanismos, como por exemplo, ingresso de medalhistas de olimpíadas de conhecimento, artistas, lideranças sociais e atletas, com prioridade para integrantes de grupos historicamente subalternizados.

​

GRADUAÇÕES PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: A partir de um amplo diálogo com a comunidade universitária, fomentar mudança em algumas estruturas curriculares, possibilitando a transdisciplinaridade e a inclusão de tecnologias ativas e acessíveis, priorizando a modalidade presencial e, quando necessário, à distância; buscar formas de enfrentar a evasão, adaptando as graduações para torná-las mais atrativas ao/à estudante trabalhador/a.

​

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: Constituição de um parque tecnológico físico e fortalecimento de áreas de pesquisa que dialoguem com as demandas e desafios científicos da sociedade atual, com as desigualdades sociais - de classe, raça e gênero, entre outras e a emergência climática, com ênfase em temas de pesquisa transversais que articulem diversos programas de pós-graduação.

​

EXTENSÃO: Ênfase em propostas inter e multidisciplinares, e interdepartamentais, de modo a integrar distintos projetos em uma plataforma que dialogue com as demandas sociais e, internamente, com a curricularização da extensão.

​

PESQUISA CIDADÃ: Ações que permitam espaço institucional e reconhecimento de novas formas de fazer pesquisa, incluindo a pesquisa aplicada.

​

PESQUISA REALIZADA POR TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: Ações para garantir e incentivar a autoria e coordenação de projetos de Pesquisa e Extensão por servidores/as técnicos/as-administrativos/as e visibilização das iniciativas existentes; reformulação da forma de tramitação dos projetos, de modo a contemplar as áreas de atuação e inserção dos/as autores/as.

​

SOU DOCENTE UFRGS: Valorização do trabalho docente, defesa da carreira de nível superior e do ensino básico, desburocratização de processos nas atividades de ensino e valorização de aposentados.

​

SOMOS TÉCNICOS E TÉCNICAS UFRGS: Valorização do trabalho técnico e administrativo, defesa da carreira e valorização de aposentados.

​

EXCELÊNCIA E INTERNACIONALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

​

FORTALECIMENTO DA RELINTER: A Secretaria de Relações Internacionais precisa ser apoiada, fortalecida e ampliada. 

​

EMBAIXADORES E EMBAIXADORAS UFRGS: Mobilizar ex-alunos atuando no exterior como catalisadores da presença de pesquisa cooperativa com esses países; transformar a “evasão de cérebros” em “nucleação de cérebros”.

​

INTEGRAÇÃO SUL-SUL: Privilegiar a  internacionalização/integração de redes e intercâmbios com a América Latina e países de língua portuguesa no Continente Africano e demais países da África e Ásia, considerando a diversidade cultural e interculturalidade, a investigação científica e tecnológica e uma outra compreensão de inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico e o papel central da Educação Superior no desenvolvimento sustentável desses países.

​

CENTRO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Criação de um novo Centro, a partir do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA), que procurará interligar programas da UFRGS com pesquisas similares em universidades parceiras, com enfoque em problemas específicos e uma abordagem que valoriza a dialética entre os potenciais de desenvolvimento e as contingências de sustentabilidade; visa desenvolver um ecossistema de abrangência internacional que coloque os grandes desafios planetários no centro das discussões e desenvolva ferramentas para solucionar esses desafios em um ambiente que respeite as diretrizes do desenvolvimento sustentável e observe os limites da preservação ambiental e da promoção da diversidade e inclusão social.

​

PARCERIA ESTRATÉGICA COM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PESQUISA CHINESES: Estabelecer e fortalecer parcerias estratégicas com universidades e institutos de pesquisa chineses, reconhecendo a importância da China como um líder global em pesquisa e desenvolvimento tecnológico; aproveitar as capacidades complementares em áreas como tecnologia avançada, ciências ambientais, inovação em saúde, desenvolvimento sustentável, ciências humanas e sociais.

​

INTEGRAÇÃO FÍSICO-DIGITAL

​

AUTONOMIA E POSIÇÃO ESTRATÉGICA DO CPD: Compromisso com a autonomia na escolha da direção do CPD e seu fortalecimento como parceiro que define estratégias para desenhar processos e opinar sobre demandas por soluções tecnológicas. 

​

AÇÕES PARA SETORES ESPECÍFICOS: ampliar a Plataforma BibInfra, ampliar Espaços Digitais, apoiar o SEAD e o NAPEAD para, dentre outras ações, fomentar a Educação à Distância e a produção multimídia, contribuir para a digitalização de acervos, integrar os sistemas digitais da universidade, preservar os objetos digitais permanentes, constituir o repositório de dados de pesquisa, migrar os sistemas de graduação e pós-graduação para o portal web, atualizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para versões mais recentes, adotar uma postura proativa em relação à inteligência artificial, visando reforçar nossos núcleos de excelência que pesquisam essas novas tecnologias para posicionar a UFRGS como um dos pólos de referência em investigação, aplicação e ensino de inteligência artificial no país. 

© 2024 por SomosUnidadeUfrgs 

​

bottom of page